ESTÁDIOS DE FUTEBOL: PREVENIR GRIPE SUÍNA
publicidadeExiste risco de pegar gripe suína h1n1 em estádios de futebol durante os jogos do campeonato brasileiro ou de qualquer outro campeonato ou torneio esportivo? A resposta é sim. O Ministério da Saúde recomenda que as pessoas evitem ficar por muito tempo em locais com multidões ou grandes aglomerados de gente. Isto ocorre porque uma pessoa contaminada com o vírus da gripe pode transmitir a doença para qualquer pessoa que esteja a 1 ou 2 metros de distância. Não basta estar perto, também é necessário que o infectado fique em contato com as pessoas sadias por algum tempo.
Situações assim acontecem de forma comum em locais como estádios de futebol, cinemas, teatros, salas de aula, meios de transporte como ônibus, avião e metrô. Em todos estes casos temos um grande número de pessoas que ficam próximas por muito tempo. Ninguém vai a um estádio de futebol para ficar menos de 2 horas em pé próximo de muitas pessoas.
Estádios de futebol possuem um grande número de pessoas por metro quadrado já que a maioria fica em pé. Se em um raio de 1 a 2 metros de distância de você existir alguém com gripe suína teremos um grande risco de gotículas de secreções expelidas na tosse ou no espirro acabem entrando em contato com seu nariz, boca ou olhos. Como você ficará no estádio por mais de duas horas em contato com as pessoas a sua volta a possibilidade de contaminação pelo H1N1 é grande.
Por isto, caso esteja em um jogo com arquibancada lotada é prudente utilizar máscara e usar álcool gel para limpar suas mãos antes de tocar em alimentos, colocar a mão na boca, nariz ou nos olhos. Se você tem algum problema de saúde o indicado seria assistir o jogo em casa.
.
ola eu tenho um irmao constipado nao tem gripe suina mas dores musculares sera que e gripe suina.